Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CANELA NA COZINHA

Este blog nasceu porque gosto muito de cozinhar e sou uma coleccionadora de livros de receitas. Espero com o tempo vir a partilhar convosco algumas das minhas experiências de pratos salgados e doces.

CANELA NA COZINHA

Este blog nasceu porque gosto muito de cozinhar e sou uma coleccionadora de livros de receitas. Espero com o tempo vir a partilhar convosco algumas das minhas experiências de pratos salgados e doces.

12
Out10

TARTE DE ALHO FRANCÊS

canelanacozinha

 

 

 

Esta tarte é uma receita que faço há muitos anos, é rápida e é um prato que não precisa de acompanhamento, poderá substituir os alhos franceses por espinafres ou outros legumes a gosto.

 

INGREDIENTES:

 

Para a massa:

250 gr de farinha com fermento

1 gema (guardar a clara para o recheio)

1/2 chávena de café de água morna

100 gr de margarina

 

Para o recheio:

2 alhos franceses

3 ovos + a clara

1 chávena de leite

1 pacote de natas de soja

1 colher de chá mal cheia de sal

noz moscade

1 dente de alho

queijo ralado q.b.

 

 

PREPARAÇÃO:

 

Colocar a farinha na pedra da cozinha, abrir um buraco e colocar a margarina cortada em quadrados pequenos e à temperatura ambiente, um pouco de sal, a gema de ovo e um pouco de água morna. Amassar tudo com as pontas dos dedos, acrescentar mais um pouco de água se necessário. Quando a massa estiver toda ligada, fazer uma bola e deixar descansar meia hora.

Entretanto prepare o recheio. Cortar os alhos franceses depois de bem lavados, às rodelas e levar a lume brando dentro de uma frigideira com um pouco de azeite, qundo os alhos estiverem a ficar transparentes retirar do lume. Colocar dentro do copo da varinha mágica o leite, os ovos mais a clara, as natas de soja, o sal, o alho descascado e um pouco de noz moscade. Bater tudo com a varinha mágica. Reservar.

Colocar a massa dentro de uma forma com fundo amovível e ir empurrando a massa, do meio para os lados, com a ponta dos dedos até a forma estar toda forrada com a massa. Pôr o estufado de alho francês em cima da massa, o preparado líquido dos ovos, leite e natas e por cima queijo ralado.  Eu costumo pôr mozarella porque tem um sabor mais suave.

Levar a forno pré-aquecido a 180º cerca de 35 minutos.

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.