Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CANELA NA COZINHA

Este blog nasceu porque gosto muito de cozinhar e sou uma coleccionadora de livros de receitas. Espero com o tempo vir a partilhar convosco algumas das minhas experiências de pratos salgados e doces.

CANELA NA COZINHA

Este blog nasceu porque gosto muito de cozinhar e sou uma coleccionadora de livros de receitas. Espero com o tempo vir a partilhar convosco algumas das minhas experiências de pratos salgados e doces.

06
Jan11

BOLO ESCANGALHADO

canelanacozinha

 

Hoje é dia de reis e manda a tradição que devemos comer o bolo rei, mas como a tradição já não é o que era decidi fazer o  escangalhado. No ano Novo, comi, em casa do meu irmão, a massa é igual ao  do bolo rei mas quanto a mim este fica melhor. Gostei,  fiquei logo com vontade de experimentar. Pesquisei aqui e ali  e dei com esta receita aqui. Fiz algumas alterações, mas ficou mesmo muito bom, com uma massa super fofa. Experimentem e bom dia de reis!!

  

INGREDIENTES:

Para a masa:

50 ml de leite

500 gr de farinha

80 gr de açucar

80 gr de margarina

sal q.b.

3 ovos + 1 gema

1/2 cálice de aguardente

raspa de 1 laranja

1/2 pacote de fermento

 

Para o recheio e cobertura

nozes picadas

avelãs picadas

passas/sultanas

pinhões

pera cristalizada

doce de chila.

gema de ovo para pincelar

 

 

Na máquina de fazer pão colocar  a aguardente, o leite, o sal, os ovos, o açucar, a margarina, a farinha e por fim o fermento. Deixar amassar no programa "MASSA", quando apitar juntar a raspa da laranja . Depois do ciclo terminado, retirar para a pedra enfarinhada e, com o rolo da massa, fazer um rectângulo, rechear com os  frutos secos e enrolar como uma torta. Cortar  bocados do mesmo tamanho (o meu, uns ficaram maiores que outros) e colocá-los dentro de um tabuleiro untado e enfarinhado com a parte dos frutos secos na vertical. Enfeitar com doce de chila e fruta cristalizada, polvilhar com canela (facultativo).

 

 

Deixar a levedar até quase duplicar, cerca de 45 minutos ou de um dia para o outro. Pincelar com gema de ovo e cozer em forno moderado cerca de 40 minutos. Se necessário colocar um recipiente com água por baixo para não queimar.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.