Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CANELA NA COZINHA

Este blog nasceu porque gosto muito de cozinhar e sou uma coleccionadora de livros de receitas. Espero com o tempo vir a partilhar convosco algumas das minhas experiências de pratos salgados e doces.

CANELA NA COZINHA

Este blog nasceu porque gosto muito de cozinhar e sou uma coleccionadora de livros de receitas. Espero com o tempo vir a partilhar convosco algumas das minhas experiências de pratos salgados e doces.

22
Out10

COZIDO DE GRÃO À MODA DO ALENTEJO

canelanacozinha

Este é um prato típico, muito apreciado no Alentejo. É uma receite que rende muito,  ideal para um fim-de-semana de Outono.

As quantidades e carnes indicadas podem ser alteradas consoante o gosto. Pode usar vaca, galinha, perú, entrecosto, entremeada, etc., assim como, outros tipos de enchidos.

 

 

 

 

INGREDIENTES:

 

1 pacote de grão demolhado de véspera

1/2 chouriço de preferência alentejano

1 farinheira

1 morcela de assar

1/2 chispe salgado de véspera

500gr de borrego de preferência do pescoço ou vaca, depende do gosto (ou as 2)

200 gr de feijão verde

2 cenouras

300 gr de abóbora (da mais clara)

1 tomate maduro

massa cotovelo

1 ramo de hortelã

 

 

PREPARAÇÃO:

 

Na panela de pressão coloque o chispe, o borrego, o chouriço e o grão demolhado, junte sal e deixe cozer cerca de 20 minutos. Entretanto arranje o feijão verde cortado aos bocados com cerca de 4 ou 5 centímetros de comprimento, corte as cenouras em 4 no sentido do comprimento e a seguir em 3, corte a abóbora aos bocados.

Quando a panela já não tiver pressão, abra-a,  verifique se a carne e os grãos  estão cozidos, a carne por vezes demora mais tempo, nesse caso retire os grãos e deixe cozer mais um pouco a carne. Se estiver tudo cozido retire apenas a carne para uma travessa e acrescente os legumes,o tomate, a morcela e a farinheira com um palito em cada extremidade para não rebentar e deixe cozer. Entretanto vá cortando as carnes. Pouco antes de estar cozido, junte uma mão cheia de massa cotovelo e deixe ferver entre 7 a 10 minutos . Apague o lume e junte um ramo de hortelã.

Componha a travessa e sirva.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.