Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CANELA NA COZINHA

Este blog nasceu porque gosto muito de cozinhar e sou uma coleccionadora de livros de receitas. Espero com o tempo vir a partilhar convosco algumas das minhas experiências de pratos salgados e doces.

CANELA NA COZINHA

Este blog nasceu porque gosto muito de cozinhar e sou uma coleccionadora de livros de receitas. Espero com o tempo vir a partilhar convosco algumas das minhas experiências de pratos salgados e doces.

01
Mar13

PAVLOVA DE MORANGOS

canelanacozinha

 Para aproveitar umas claras que já andavam há uns tempos no congelador decidi fazer esta sobremesa muito boa e refrescante.

 

 

 INGREDIENTES:

6 claras

280 gr de açucar

1 colher de sopa de farinha maïzena

1 colher de chá de sumo de limão

1 pouco de sal

 

PARA A COBERTURA:

1 pacote de natas

4 ou 5 colheres de açucar

morangos q.b

vinho do porto (facultativo)

1 pacotinho de Chantifix (para as natas fcarem mais firmes)

 

PREPARAÇÃO:

Liga-se o forno a 180º.

Numa folha de papel vegetal desenha-se um círculo com uma forma com cerca de 23 cm. Unta-se com manteiga ou margarina e coloca-se no tabuleiro do forno.

Batem-se as claras em castelo com um pouco de sal. Quando já estiverem bem firmes vai-se juntando o açucar aos poucos (colher a colher) e batendo entre cada adição de açucar, quando acabar o açucar juntar a farinha maïzena e o sumo de limão.

Coloca-se este preparado dentro do círculo (é preferível ficar mais alto que mais largo). Vai ao forno  e nessa altura baixa-se para 100º e deixa-se cozer 1 hora sem abrir a porta  de preferência a meio do forno para não queimar por baixo ( a minha queimou um pouco). Deixar arrefecer dentro do forno.

Cortar uns 6 ou 7 morangos grandes, (deixar uns inteiros para decorar) juntar um pouco de açucar e o vinho do porto.

Bater as natas com o açucar até ficar em chantilly, juntar o chantifix. 

Quando o merengue já estiver frio colocar  o chantilly por cima, triturar os morangos com o vinho do porto e colocar por cima do chantilly, se quizerem um efeito marmoreado mexer com um garfo para o chantilly se misturar com o batido de morangos. Decorar com os restantes morangos cortados ou inteiros conforme o gosto. Eu coloquei também uns bocadinhos de merengue que retirei do meio antes de colocar o chantilly.

 

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.