Este blog nasceu porque gosto muito de cozinhar e sou uma coleccionadora de livros de receitas. Espero com o tempo vir a partilhar convosco algumas das minhas experiências de pratos salgados e doces.
Abril 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
subscrever feeds
Posts mais comentados
31
Ago
11

Cá em casa foi declarada guerra ás gorduras, andamos numa de produtos mais lights, neste momento a nossa alimentação é mais à base de legumes, pouca carne e mais peixe, (andamos com os níveis de colesterol bastante elevado). Este prato ficou muito colororido e bastante saboroso.

 

 

INGREDIENTES:

1 cebola

1 tomate

1 cenoura

1/2 courgete

200 gr de feijão verde

200 gr cogumelos frescos

1 bocado de pimento vermelho

2 folhas de couve coração de boi (a parte branca)

azeite

pimenta

sal

molho de soja

1/2 peito de frango

3 dentes de alho

1 pouco de wisque

massa à escolha, eu usei em tiras largas

 

PREPARAÇÃO:

Comecei por temperar o frango partido aos cubos pequenos com os alhos esborrachados, o wisque e sal, deixei marinar cerca de 1 hora. No wok coloquei um pouco de azeite, e os legumes cortados em pequenos pedaços, deixei saltear cerca de 10 minutos, temperei com um pouco de sal e pimenta. Entretanto numa frigideira com um pouco de azeite cozinhei o frango, acrescentando no fim o resto da marinada e um pouco de molho de soja. Por fim cozi a massa em água e sal.

Ficou uma refeição bastante equilibrada, saudável e muito pouco calórica.

 

 

 

publicado por canelanacozinha às 21:59
20
Ago
11

Olá a todos e todas que me visitam. Há muito tempo que os doces cá em casa estão  "proibídos" , mas dias não são dias e hoje decidi fazer estes biscoitos que até não são assim tão calóricos e ficaram deliciosos. Ideais para o pequeno almoço ou lanche. São muito fáceis de fazer.

 

 

INGREDIENTES:

 

150 gr de miolo de amêndoa bem moído

150 de farinha de milho

1 ovo + 1 gema

120 gr de açucar

1 colher de chá de fermento em pó

1 colher de sobremesa de azeite

raspa de 1 limão

 

PREPARAÇÃO:

 

Numa tijela coloca-se o ovo e a gema, junta-se  o açucar, a amêndoa moída, o farinha de milho, o fermento, a raspa do limão e a colher de azeite. Amassa-se tudo muito bem até estar tudo bem ligado. Moldam-se os bolinhos (esta receita deu para 12). Unta-se um tabuleiro e colocam-se os bolinhos com um intervalo entre cada um. Vai a forno quente (180º) cerca de 15 minutos.

publicado por canelanacozinha às 15:20
14
Jul
11

 

Olá a todos (as) cá estou eu de novo, após uma grande ausência! Hoje targo uma receita de coxinhas de frango que fiz já algum tempo mas que ainda não tinha postado.

 

 

INGREDIENTES:

300gr farinha + 100 gr

300 gr de batatas cozidas desfeitas em puré

300 gr de galinha cozida

1 ramo de salsa

1 cebola

2 ovos

pão ralado

vinho branco q.b.

3dl do caldo de cozer a galinha

 

PREPARAÇÃO:

Cozer a galinha e desfiar depois de fria. Picar a cebola muito fininha acrescentar a galinha desfiada, a salsa cortada  e o vinho branco. Deixar refogar um pouco e acrescentar 100 gr de farinha para engrossar. Vamos de seguida preparar a massa. Com o caldo de cozer a galinha, a ferver junta-se os restantes 300 gr de farinha de uma só vez, mexendo energicamente até se deslocar do tacho. Retirar do lume e envolver as batatas reduzidas a puré. Temperar com sal e amassar esta mistura muito bem. Dividir em bolas (dá mais ou menos 12).

Espalmar cada bola e colocar por cima uma boa porção do recheio. Dobrar a massa sobre o recheio, dando-lhe o formato de pêra. Reservar.

Passar por farinha, ovo batido e pão raldo. Fritar com bastante  óleo quente. Eu acompanhei com arroz de ervilhas e cenoura. Cá em casa todos adoraram.

 

 

 

publicado por canelanacozinha às 17:43
14
Mai
11

Olá a todas, (os) que me visitam. Em primeiro lugar as minhas desculpas por não ter aparecido por aqui, mas por diversos motivos tal não me foi possível. Espero daqui para a frente não fazer uma ausência tão grande.

A receita da torta que trago hoje é muito simples e boa, é prima da torta de laranja, pois tem a mesma textura. Com receio que ficasse muito cozido e seca tirei-a um bocadinho cedo, o que fez com que a "capa" colasse ao pano quando a enrolei, e ficou um pouco "careca", mas mesmo assim vou publicá-la porque é mesmo uma delícia!

 

 

 

INGREDIENTES:

 

1/2 Kg de açucar amarelo (pus menos um pouco)

8 ovos

4 colheres de sopa de farinha

1 colher de chá de fermento royal

1 colher de sobremesa de canela

 

PREPARAÇÂO:

Colocam-se todos os ingredientes numa taça e mexe-se com a mão até estar tudo ligado. Forra-se o tabuleiro com papel vegetal e vai ao forno pré-aquecido a 180º, até a parte de cima estar cozida. Não convém cozer demasiado. No meu caso deveria ter ficado mais um pouco. Depois de cozida, e ainda quente coloca-se em cima de um pano polvilhado com açucar e enrola-se. Eu decorei com nozes partidas para disfarçar a "pelada".

 

 

Receita de uma amiga de Santarém. As fotos não ficaram grande coisa{#emotions_dlg.cry}

tags:
publicado por canelanacozinha às 17:54
20
Abr
11

Hoje não vou apresentar nenhuma receita feita por mim, mas sim por umas pessoas amigas. Apenas assisti à sua confecção e tirei as fotos para registar o momento, nunca pensei que um dia iriam enriquecer o meu blog. Uma especialidade dos Açores e só acessível a quem lá vive; o famoso cozido das furnas, o caseiro, autêntico e original.

Existem 2 formas de o fazer, a maneira tradicional que é cozido dentro de um saco, onde não são absorvidos os líquidos, ou na panela. Segundo a opinião de quem já comeu das 2 maneiras  também difere no sabor, (eu só comi este, e adorei!) na panela acho que sabe um bocado a enxofre!!

 

 

 

Forra-se um alguidar com um lençol ou toalha de algodão, vão-se pondo as folhas verdes da couve que serve apenas de protecção (retiram-se depois de cozido). Põem-se as carnes, por cima as cenouras, a couve branca, batatas doces, inhame e os  enchidos.

 

 

 

 

 

mais couves , a parte mais branca

 

 

Tapa-se com mais folhas verdes e fecha-se muito bem,  unindo as pontas da toalha ou lençol. Coloca-se dentro de um saco de juta e vai para o buraco para cozer, o que demora cerca de 4 horas. Tem que se ir bem cedo, se não corre-se o risco de não estar pronto na hora do almoço ou jantar, ou já não haver buracos disponíveis!

 

 

Também tirei um foto a outro que ia na panela!!

 

 Tapa-se  (essa tarefa cabe aos senhores que lá trabalham).

 Temos que fixar, e marcar o sítio, acho que pomos um  ramo de árvore, mas já não me recordo muito bem.

 

 

 Já está na hora!! Que fome!

 

 

Aí vem ele! é posto o saco no alguidar, até casa.

 

 

 

Aqui já em casa.

 

 

Parece um bolo! Como disse no início estas folhas verdes são retiradas.

 

 

 E voilá o aspecto final antes de ser colocado na travessa.

O mais provável é nunca mais voltar a comer, mas ficará para sempre na minha memória este  cozido e as pessoas maravilhosas que o fizeram e nos receberam tão bem.

 

Adorei  S. Miguel, as pessoas são super simpáticas e muito acolhedoras.

tags:
publicado por canelanacozinha às 16:07
13
Abr
11

No fim de semana passado comprei uns morangos tão madurinhos e vermelhinhos que apeteceu-me fazer uma sobremesa fresca.

 

 

 

A receita foi improvisada com o que havia na despensa e no frigorifico:

 

1 lata de leite condensado

3 iogurtes naturais açucarados

1 pacote de natas

alguns morangos triturados

5 folhas de gelatina.

 

Misturei o leite condensado com os iogurtes, juntei as natas, a gelatina derretida e por cima os morangos triturados sem os envolver. Deitei numa forma untada com um pouco de óleo para desenformar melhor. Levei ao frigorifico e na altura de servir desenformei e enfeitei com morangos.

 

publicado por canelanacozinha às 19:00
11
Abr
11

Ultimamente o tempo não me tem dado para nada, é correr para aqui e para ali e isto nota-se na cozinha. Pouca vontade de cozinhar e de fazer receitas novas. Hoje trago um empadão feito com os restos da carne de uma feijoada.

 

 

 

Sobrou bastante carne de porco (chispe), entrecosto, farinheira e chouriço. Passei tudo na 1,2,3. Fiz um refogado com cebola picadinha, juntei o preparado, pus um pouco de vinho branco e deixei refogar um pouco. Entretanto fiz um puré de batata, pus metade no fundo de um prato de ir ao forno, por cima o preparado de carne picada e cobri tudo com o restrante puré. Enfeitei com rodelas de chouriço, mas se for barrado com gema de ovo fica mais bonito.

 

 

 

tags:
publicado por canelanacozinha às 18:41
07
Abr
11

Depois de uma ausencia considerada, hoje trago um clássico da nossa gastronomia : polvo à lagareiro à minha moda, que é um prato que todos gostam cá em casa (o que é raro acontecer).

 

 

 

 

INREDIENTES:

1 polvo com cerca de 1,700 (para 4 pessoas)

2 cebolas

7 ou 8 dentes de alho

1 ramo de coentros

azeite

 

Cozer o polvo sem estar completamente descongelado, na panela de pressão com uma cebola, cerca de 20 minutos. Fazer um refogado com a outra cebola os dentes de alho e o azeite. Depois de cozido cortar o polvo pelos tentáculos. Num tabuleiro de ir ao forno, colocar a cebola refogada com os alhos, por cima colocar o polvo. Juntei umas batatinhas "noisette" do Pingo Doce levei ao forno só o tempo das batatas ficarem loiras (cerca de 10 minutos). Cortei os coentros já depois de sair do forno.

publicado por canelanacozinha às 20:16
28
Mar
11

 

 

Chegou a Primavera, e com ela a vontade de fazer umas sobremesas frescas e deliciosas tal como esta bavaroise de pêssego.

 

INGREDIENTES:

1 lata de pêssegos em calda

1 gelatina de pêssego

6 claras

3 gemas

1 lata de leite condensado

 

PREPARAÇÃO:

Preparar a gelatina  com a calda dos pêssegos. Bater as claras em castelo e reservar. Bater as gemas com o leite condensado. Juntar a gelatina lentamente e mexer. Cortar os pessegos em bocadinhos pequenos (deixar 2 metades para decorar) e juntar ao preparado anterior. Envolver as claras com uma colher de pau de baixo para cima sem mexer, ao  preparado de leite condensado, gemas, e pessego. Levar ao congelador durante uns minutos até prender. Decorar com os restantes pessegos cortados às fatias finas. Vai ao frigorifico até à hora de servir.

 

 

 

 

publicado por canelanacozinha às 18:26
21
Mar
11

 

Tenho algumas receitas de bolos com abóbora que são uma delícia, mas em pudim nunca tinha experimentado. Quando vi esta receita na revista Caras deu-me vontade de a fazer e digo-vos uma coisa para além de ficar com uma cor linda fica  delicioso!

 

INGREDIENTES:

600 gr de abóbora

1 pau de canela

30 gr de margarina

150 gr de açucar mais 100 gr para o caramelo

4 ovos

60 gr de côco

1 colher de sopa de farinha maizena

raspa de 1 limão

 

PREPARAÇÃO:

Cozer a abóbora com o pau de canela e um pouco de sal. Escorrer. No copo liquidificador colocar a abóbora, a margarina amolecida, o açucar e os ovos, triturar tudo. De seguida juntar o côco misturado com a farinha maizena e a raspa do limão.

Para o caramelo, levar os 1oo gr de açucar com 2 colheres de sopa de água ao lume até obter uma cor dourada, juntar cerca de meio copo de água e levar de novo ao lume até ter a consistência desejada. Caramelizar a forma e deixar arrefecer. Deitar o preparado do puidim e levar a cozer em banho-maria cerca de 45 minutos. Desenformar depois de frio.

 

 

publicado por canelanacozinha às 18:36
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
na minha zona levam tambem ums dentes de alho esma...
Boa noite. Fiz geleia e já passaram 6 dias e ainda...
Penso que também dá.
Olá, não dá mesmo para fazer com massa filo!Já a c...
Eu diria melhor:todo o "cozido de grão" é rematado...
Mas que bom. Gastronomia á Portuguesa no seu melho...
Água na boca. Delicioso.
esse prato também é conhecido por "jantarinho alen...
no alentejo é servido com mais caldo. tipo sopa...
Decididamente tinha ÁGUA a MAIS!
blogs SAPO